Meninos de Recife
Por ocasião do tempo, não constam aqui meus vastos materiais sobre a ilha de Deus – coisa que será prontamente providenciada –, já que à época a fotografia que eu fazia não era analógica.
A ilha de Deus é literalmente uma ilha fluvial no meio de Recife/PE. Sua história alude ao período pré-colonial, e ainda em meados do século XX era habitada somente por pescadores. Passou por longo período de violência - quando foi tristemente apelidade de Ilha sem Deus - e, finalmente, ao protagonismo feminino que de modo genuinamnete revolucionário pôs tudo no lugar. Assim o "sem Deus" foi justamente substituído por "de Deus".
O povo da ilha ainda vive majoritariamente da pesca artesanal do sururu, pequeno marisco comum em regiões de mangue. Há também fazendas de camarão, e uma delas é a de Jó – o homem da foto ao lado –, figura de imensa perspicácia.
Esta página não me satisfaz, já que incompleta, mas ainda opto por deixar um pouquinho de sua história enquanto não torno à ilha e a seu povo para mais registros.
Para conferir o projeto completo envie uma mensagem.




